Dilatação Térmica


Dilatação térmica é o aumento das dimensões do corpo quando aumentamos a sua temperatura. Ocorre com quase todos os corpos estejam eles no estado sólido, líquido ou gasoso.

Dependendo das dimensões de um corpo, podemos ter dilatação linear, superficial ou volumétrica. Vale ressaltar que essas dilatações sempre ocorrem em qualquer material e que o único motivo pelo qual as classificamos dessa forma é o de que dependendo da forma do material que se está dilatando uma dilatação pode se sobressair em relação às outras. Por exemplo, pode-se citar um tubo de alumínio. Quando o esquentamos, a sua dimensão que mais varia é o comprimento e logo concluímos que ele sofre dilatação linear, mas ele também está dilatando superficialmente e volumetricamente, no entanto, essas dilatações são bem menores do que a linear e dessa forma podem ser desprezadas.

A dilatação é um fenômeno bastante conhecido e levado em consideração na construção civil, na indústria de automóveis e em qualquer tipo de produção de objetos que sofram a atuação de fontes de calor. Portanto, é muito importante que possamos entender como que esse fenômeno ocorre.